Para a perfeita caracterização de um imóvel/propriedade, seja para fins de regularização, avaliação, desapropriação, etc.; torna-se necessário que seja realizado o Cadastramento do imóvel, o qual pode ser definido como a compilação dos dados do proprietário bem como das características intrínsecas do próprio imóvel. Logo, no Cadastramento são coletados os dados referentes à documentação do imóvel, quais sejam: matrícula, IPTU, endereço, etc.; além da documentação do proprietário. Portanto, concluindo-se o cadastro, é preenchido um relatório onde estão indicadas as características físicas do objeto analisado, tais como: número de frentes, benfeitorias existentes, via de acesso, características do entorno, etc.
Sendo assim, de forma a complementar o trabalho, muitas vezes torna-se necessária à execução do Levantamento Topográfico, realizado por profissionais técnicos qualificados que com aparelhos de GPS ou outros equipamentos, efetuam o levantamento das dimensões do terreno, gerando a partir desse levantamento as plantas e memoriais descritivos, que juntamente com as referentes ART’s (Anotações de Responsabilidade Técnica), compõem as peças técnicas necessárias para a conclusão dos serviços a que se destinam.
Já com relação à Avaliação de imóveis, pode-se afirmar objetivamente que esta visa estimar o valor da propriedade imobiliária e, pode ter entre outros fins, a partilha dos bens de uma herança, a compra ou venda de imóveis, o financiamento hipotecário na compra ou construção de um imóvel, o estudo econômico e financeiro de um projeto de investimento, o cálculo de indenização por expropriação, a determinação do valor para efeitos fiscais, etc. Desta forma, seguem abaixo diversos serviços realizados pela ENPROL correspondentes ao Segmento de Cadastramento, Levantamento Topográfico Georreferenciado e Avaliação de imóveis urbanos e rurais: